O Que é Python: Guia Completo da Linguagem de Programação

Ela tem o código aberto e é disponibilizado sob a licença PSF License Agreement, que é semelhante à General Public License(GPL). Atualmente, está na versão 3.9.5 e é possível fazer o Python download gratuitamente a partir da página oficial da linguagem. Não é à toa que ela ocupa o segundo lugar entre as linguagens mais populares do mundo, de acordo com o relatório de classificação RedMonk referente a meados de janeiro de 2021. A principal diferença entre eles, que pesa a favor de Java, é que se trata de uma linguagem compilada, ou seja, não necessita de um programa para ser interpretado durante a execução, o que o torna mais rápido.

  • Em outras palavras, a programação python é diferenciada pela riqueza de bibliotecas e frameworks prontos para utilização, bem como pelo suporte da comunidade.
  • O conjunto desses módulos (arquivos) pode ser chamado de pacote ou biblioteca.
  • Nesse caso, para executar um arquivo com a extensão .py, você deverá abrir o prompt de comando em sua máquina e navegar até onde o arquivo Python criado está localizado.
  • O Python é adequado para este tipo de tarefa principalmente porque tem uma sintaxe relativamente simples e fácil de escrever.
  • Não há disponibilidade de funções anônimas de fato, pois os lambdas contêm somente expressões e não blocos de código.

Pensando em traçar uma carreira como Desenvolvedor Python? Veja tudo o que você precisa saber!

  • Tem uma estrutura modular que oferece flexibilidade na escrita de aplicações de inovação.
  • Os recursos mais comuns em uma IDE são um compilador (onde o programa será rodado), o editor (onde o código será escrito) e o debugger, que ajudará a entender por que seu programa não está funcionando.
  • O software Python pode ser baixado gratuitamente, integra-se bem a todos os tipos de sistema e agiliza o desenvolvimento.
  • Além disso, a Pandas trabalha com uma variedade de tipos de dados, incluindo dados tabulares, séries temporais, observacionais, estatísticos e matrizes.
  • PEP, Python Enhancement Proposals ou Propostas para Melhoramento no Python, como o nome diz são propostas de aprimoramento ou de novas funcionalidades para a linguagem.
  • Ele é amplamente utilizado para construir aplicativos web que exigem comunicação bidirecional e escalabilidade.

Além disso, desenvolvedores do Spotify usam o gevent, uma biblioteca para desenvolvimento (assíncrono ou sincronizado) em Python, para acelerar os processos de programação e a escalabilidade dos projetos. Para melhorar a eficiência operacional, desenvolvedores do Instagram também usam o Django, um framework Python extremamente confiável com aplicações para front e back-end. A testagem automática (ou automação de testes) nada mais é do que usar computadores para rodar testes, administrar os dados gerados por eles e analisá-los automaticamente para melhorar a qualidade do produto. Isso está relacionado à automação que descrevemos no tópico anterior, porém direcionado à área de desenvolvimento de softwares.

E as aplicações incorporadas?

Teremos que digitar essas mil linhas todas as vezes para rodar o programa? Existe outro modo de desenvolvimento no Python mais utilizado, que evita digitar um programa longo no console toda vez que precisar executá-lo. Outra implementação que vem crescendo é o PyPy, uma implementação escrita Desenvolvimento Web: Além do código – A importância da criatividade e oportunidades na área em Python que possui uma Virtual Machine Python. É mais veloz do que o CPython e vem com a tecnologia JIT (Just In Time) que já “traduz” o código fonte em código de máquina. Atualmente existe a ferramenta 2to3 que permite que código Python3 seja gerado a partir de código Python2.

  • Matplotlib é uma biblioteca poderosa e flexível para criação de gráficos e outros modelos de visualização de dados em Python.
  • Sua sintaxe é simples, fácil de aprender e muito próxima da linguagem falada por nós.
  • Isso acontece especialmente no aplicativo para desktop e nos serviços de back-end.
  • Além disso, trata-se de uma das linguagens que oferecem melhores salários em 2023.
  • Por esses e outros fatores, trata-se de uma das linguagens de programação mais populares do mundo.

Onde eu consigo aprender Python?

Outro diferencial é a interface de administração por ele fornecida, a Django Admin. Assim, ao criar uma classe de domínio, por exemplo, podemos solicitar que as funcionalidades relacionadas a um CRUD dessa classe sejam criadas automaticamente. Isso reduz consideravelmente nosso trabalho, restando apenas o trabalho de pequenas customizações, caso necessário. Do mesmo modo, simplifica o gerenciamento https://www.ocafezinho.com/desenvolvimento-web-alem-do-codigo-a-importancia-da-criatividade-e-oportunidades-na-area/ de usuários, o controle de acesso, entre outras tarefas administrativas. Apenas rodando o programa, sem precisar compilá-lo, note que uma nova pasta chamada “__pycache__” é criada (caso ela não exista) no mesmo diretório que o programa foi executado. Dentro desta pasta é criado um arquivo programa.cpython-34.pyc – esta é a versão compilada do programa, o código bytecode gerado pelo CPython.

Entenda por que você está aprendendo Python

Os programadores podem economizar muito tempo utilizando esses recursos em vez de escrever e reescrever sequências de código utilizadas com frequência. A linguagem Python é de código aberto, o que significa que é possível baixar seu código fonte escrito em linguagem C e realizar alterações. Além disso, ele contém inúmeras bibliotecas e frameworks gratuitos que podem ser utilizados para obter recursos adicionais. A história do Python remonta ao final dos anos 80, quando Guido van Rossum, um programador holandês, começou a desenvolver a linguagem como um projeto pessoal. Seu objetivo era criar uma linguagem de programação fácil de aprender, com uma sintaxe clara e que pudesse ser usada em uma ampla variedade de aplicações. Python é uma das linguagens de programação mais populares dentro da empresa.

Ela oferece estruturas de dados flexíveis e eficientes, como o DataFrame, que facilitam a importação, manipulação e análise de conjuntos de dados complexos. Com Pandas, você pode realizar operações de limpeza, transformação e agregação de dados de forma intuitiva e eficiente. Além disso, o Python é multiparadigma, possibilitando programar a partir de abordagens procedural, funcional e orientada a objetos. E, ainda, possui uma semântica ou tipagem dinâmica, em que o programa “reconhece” os tipos de dados que estão sendo utilizados e não demanda uma declaração prévia dessa informação.

O que é Python?

A implementação original e mais conhecida do Python é o CPython, escrita em C e compatível com o padrão C89,[35] sendo distribuída com uma grande biblioteca padrão escrita em um misto de Python e C. Esta implementação é suportada em diversas plataformas, incluindo Microsoft Windows e sistemas Unix-like modernos. Não há suporte para comentários que se estendem por mais de uma linha; cada linha consecutiva de comentário deve indicar #.

O Pyside6 é baseado no Qt, um framework de desenvolvimento multiplataforma amplamente utilizado na indústria de software. Um kit de desenvolvimento de software (SDK) é uma coleção de ferramentas de software que os desenvolvedores podem usar para criar aplicações de software em uma linguagem específica. A maioria dos SDKs é específica para diferentes plataformas de hardware e sistemas operacionais. Os SDKs do Python incluem muitas ferramentas, como bibliotecas, exemplos de código e guias do desenvolvedor, que os desenvolvedores consideram úteis ao escrever aplicações.

Leave a Reply